segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Local do evento


O evento será realizado no Laboratório de Analises Clínicas da UFMS.
Pode-se chegar lá pelo Campus Universitário, saindo da Av. Costa e Silva tomando a rua UFMS, virando à direita no acesso as pro-reitorias, devendo-se seguir até o final da rua, nesse ponto encontraremos o Departamento de Tecnologia de Alimentos e Saúde Pública depois dele virar a esquerda.
Uma forma alternativa é seguir pela Av. Sen. Filinto Müller, entrar pelo estacionamento do Hospital Universitário e virar a esquerda ao ver o banco de sangue do hospital.

APRESENTAÇÃO DA IV SEMEA

A ''IV Semana de Engenharia Ambiental - Cidades Inteligentes: Sustentabilidade e eficiência'', realizada pelos graduandos do curso de engenharia ambiental da UFMS, visa promover a permuta de conhecimento entre estudantes, profissionais interessados na área, pesquisadores, entre outras parcelas da sociedade a fim de expor e discutir sobre diversos temas referentes ao desenvolvimento sustentável e cidades inteligentes. Para tanto, serão oferecidos palestras, oficinas, visitas técnicas e mini cursos.
A principal meta do evento é fomentar uma abordagem consistente a respeito do panorama atual do meio ambiente, aprimorando o conhecimento dos participantes ao passo que divulga e motiva o debate acerca das seguintes temáticas: planejamento urbano; mercado de trabalho; oportunidades e negócios; pegada ecológica; desenvolvimento sustentável;controle do processo ambiental; mitigação de passivos ambientais; aplicabilidade da legislação ambiental; gestão ambiental; gestão de resíduos sólidos; papel do engenheiro ambiental com relação a gestão dos recursos naturais; eficiência energética;licenciamento ambiental.

A SEMEA

A Semana de Engenharia Ambiental é um evento anual, de abrangência nacional, teve sua primeira edição em 2007, entende-se que este projeto oferece experiência aos acadêmicos organizadores – 8º semestre do curso de Engenharia Ambiental – proporcionando à graduação um evento de tradição.
O intuito é o de integrar os diversos segmentos sociais e intelectuais, com o objetivo claro de que a comunidade acadêmica tem um importante papel no desenvolvimento de atividades que acompanhem a dinâmica da produção do conhecimento, que exige reciclagem e atualização constantes.
Devido à grande preocupação que a situação ambiental desperta surge a importância de se encontrar, no mercado do trabalho, profissionais bem preparados para lidar com as várias diretrizes que o tema abrange, sendo necessário o constante aperfeiçoamento técnico, bem como uma adequada formação dos acadêmicos. Logo, a Universidade tem o encargo de impulsionar a participação de acadêmicos, pesquisadores, profissionais ligados ao meio ambiente em atividades de extensão, assim como este projeto SemEA propõe, buscando a atualização de conhecimento e conceitos através do intercâmbio científico de informações relativas aos aspectos teóricos e suas aplicações práticas.
Para a realização deste evento é indispensável o apoio dos demais acadêmicos, dos mestres da instituição e outras organizações como o Conselho Regional e empresas privadas.